Conhe�a a placa do Mercosul que chega ao Brasil at� setembro

Conhe�a a placa do Mercosul que chega ao Brasil at� setembro

Finalmente os carros brasileiros v�o come�ar a adotar o padr�o de placas dos pa�ses vizinhos do Mercosul. Foi isso o que o Contran (Conselho Nacional de Tr�nsito) publicou hoje (8) no Di�rio Oficial da Uni�o.

A data-limite para que os modelos zero-quil�metro licenciados dentro do territ�rio nacional, bem como aqueles que mudarem seu registro estadual, tenham esse tipo de identifica��o � 1� de setembro de 2018, sendo que toda a frota deve se adequar at� 31 de dezembro de 2023. Cada �rg�o de tr�nsito poder� determinar quando come�a a implementa��o dentro de seu estado.

Quem dever� utilizar as novas placas?

O objetivo das novas placas � padronizar a frota dos cinco pa�ses do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela), que chega a quase 110 milh�es de ve�culos. Com isso, um banco de dados �nico poderia ser criado, o que facilitaria o tr�nsito e a fiscaliza��o entre as fronteiras desses pa�ses.

Como s�o as novas placas?

Como pode ser visto na imagem acima, as placas sempre tem fundo branco e margem superior azul (com o nome do pa�s no centro), bem diferente das placas que usamos atualmente no Brasil. Al�m das cores, elas ter�o o logotipo do Mercosul do lado esquerdo e a bandeira do pa�s (mais identifica��o da cidade e do estado aqui no Brasil) do lado direito. As dimens�es das placas por aqui ser�o de 40 cm de comprimento x 13 cm de altura nos autom�veis, e 20 x 17 cm nas motos.

A combina��o de letras e n�meros tamb�m vai mudar. As novas identifica��es ter�o sete caracteres alfanum�ricos estampados em alto relevo (que permitem 450 milh�es de combina��es entre todos os ve�culos dos cinco pa�ses), que ser�o fornecidas em combina��es aleat�rias pelo Denatran (Departamento Nacional de Tr�nsito).

Outra novidade ser� a diferencia��o entre os tipos de ve�culos, que hoje ocorre ao mudar a cor do fundo da placa. No caso das placas utilizadas no Mercosul, a diferen�a estar� na cor dos d�gitos de identifica��o, como visto na imagem ao lado.

Mais seguran�a contra clonagem e roubos de carga

Algo importante, que vai ser implementado nas novas placas, s�o medidas de seguran�a contra clonagem, como uma tira hologr�fica e uma marca d��gua. Al�m disso elas ter�o fun��es que ajudar�o na r�pida identifica��o do ve�culo, como um c�digo QR bidimensional e um chip.

Segundo o Minist�rio das Cidades, as novas placas ter�o um custo de produ��o menor que as placas atuais, mas o valor para trocar as placas ainda n�o foi divulgado.

Data de Postagem: 2018-05-19 09:37:53

MOBILISCAR Aluguel de carros em Porto Alegre Ligue 0800 602 4001