Dividida pelo rio Madre, a Guarda do Emba�, em Palho�a, oferece mais do que sol e surfe

Dividida pelo rio Madre, a Guarda do Emba�, em Palho�a, oferece mais do que sol e surfe

A pequena comunidade de origem pesqueira na Grande Florian�polis abriga v�rias surpresas para preencher um dia inteiro de atividade

Engana-se quem imagina a Guarda do Emba� apenas como op��o de praia para �lagartear� na areia ou para surfar. A pequena comunidade de origem pesqueira abriga v�rias surpresas para preencher um dia inteiro de atividade. A primeira delas � uma caracter�stica �nica no litoral catarinense. O visitante precisa atravessar o Rio da Madre em simp�ticas canoas de diversos tons, que colorem a paisagem logo na chegada. O rio divide a comunidade, que possui boa estrutura para atender os veranistas, da praia com larga faixa de areia. Alguns encaram a travessia a p� ou a nado, o que depende da mar� e da profundidade dos bancos de areia.

A Praia da Guarda do Emba� ficou famosa a partir da d�cada de 1980, quando passou a ser procurada pelos melhores surfistas do pa�s em busca das poderosas ondas locais. Em seguida, alguns personagens de renome nacional foram morar na Guarda, o que tamb�m ajudou a divulgar o lugarejo. Hoje o p�blico � variado e popular, sendo bastante frequentada mesmo fora da temporada nos dias de calor. Na praia h� v�rias op��es de servi�os, como aluguel de cadeira e de alimenta��o.

Para quem gosta de trilha, um belo e agrad�vel caminho contorna o cost�o esquerdo da Guarda do Emba�. O trajeto � largo, com pontilh�es de concreto para facilitar a travessia do visitante. A cada curva � poss�vel ter uma nova � e bel�ssima � vis�o da paisagem do Rio da Madre, que margeia o cost�o em dire��o ao mar. O estonteante verde claro da �gua contrasta com o verde escuro da vegeta��o e os diversos tons das grandes pedras. Antes de chegar na ponta do cost�o fica uma pequena praia, que ganhou o nome de Praia do Evori por conta do tradicional bar abrigado em um rancho de pescador.

Apenas natureza 

Chegando na ponta do cost�o da Praia da Guarda do Emba� as surpresas v�o se somando. Al�m de avistar o majestoso oceano, o visitante encontra um plat� com pastagem rasa � um convite imperd�vel para sentar e apreciar as belezas. Dando sequ�ncia ao trajeto, � poss�vel explorar o alto do cost�o para encontrar as melhores vistas da regi�o e se deparar com o estonteante panorama do caminho at� a Prainha. O trajeto � de f�cil travessia e tem aproximadamente 500 metros. O passeio vale a pena pelo cen�rio encantador.

J� na Prainha a paisagem � agreste e sem nenhuma infraestrutura, apenas repleta de natureza. O cost�o abriga um aglomerado de pedras e pequenas piscinas naturais de �guas transl�cidas. Para quem deseja passar o dia inteiro, � importante levar �gua, protetor solar, comida e saco de lixo para n�o deixar nenhum res�duo para tr�s. A volta tem um caminho alternativo, mais curto e feito a maior parte dentro da mata.

� um trajeto que come�a na colina bem no meio da praia e que passa pelo acesso da trilha da Pedra do Urubu, a nossa pr�xima surpresa!

Mirante natural 

Para finalizar o passeio pela Guarda do Emba�, a dica � fazer a trilha para a Pedra do Urubu. Para aqueles mais acostumados, o trajeto � considerado curto. S�o aproximadamente 25 minutos de subida, sendo que o trecho � bem inclinado na parte final e esgota o f�lego daqueles com menos preparo f�sico. O uso de t�nis � essencial para tornar a aventura segura. Apesar de ser bem marcada, � importante ficar atento � placa que sinaliza dobrar � esquerda ao inv�s de seguir reto em dire��o a Prainha. O caminho sempre em meio � vegeta��o ameniza o calor. J� na Pedra do Urubu, a 115 metros de altura, a paisagem espetacular compensa o esfor�o, com vista para a Ilha do Coral, distante quase 5km da costa, e para toda a extens�o da Praia do Guarda do Emba�, Praia da Gamboa, alcan�ando as dunas da Praia do Siri� e a vila de Garopaba. Mas � preciso ter prud�ncia sobre a pedra, principalmente se estiver com crian�as, em raz�o da altura e do pouco espa�o. O passeio vale o esfor�o, pois o visual � deslumbrante!

Fonte: https://ndonline.com.br


---------------------
ALUGUEL DE CARRO EM FLORIAN�POLIS.SC MOBILISCAR - PORTO ALEGRE, FLORIAN�POLIS, BRAS�LIA

Data de Postagem: 2018-01-15 09:46:44

MOBILISCAR Aluguel de carros em Porto Alegre Ligue 0800 602 4001