Você sabe quais são os equipamentos obrigatórios do seu carro?

Você sabe quais são os equipamentos obrigatórios do seu carro?

Alguns motoristas n�o t�m ideia, mas existem 29 itens nos ve�culos automotores que s�o considerados equipamentos obrigat�rios e a sua falta ou mau funcionamento � infra��o de tr�nsito.

A verifica��o peri�dica desses itens resulta numa condu��o mais econ�mica e principalmente mais segura.

�Para garantir a seguran�a do condutor, dos passageiros e demais usu�rios do tr�nsito, � necess�rio manter o ve�culo em perfeito estado de conserva��o e funcionamento�, explica Eliane Pietsak, pedagoga e especialista em tr�nsito.

� a Resolu��o 14/98 do Contran que estabelece os equipamentos obrigat�rios para a frota de ve�culos em circula��o.  De acordo com a norma, para circular em vias p�blicas, os ve�culos dever�o estar dotados dos equipamentos obrigat�rios relacionados, a serem constatados pela fiscaliza��o e em condi��es de funcionamento. Transitar com um ve�culo sem possuir o equipamento obrigat�rio, com ele inoperante ou em desacordo � infra��o grave, com multa de R$ 195,23, acr�scimo de cinco pontos na CNH e reten��o do ve�culo para regulariza��o.

Aproveite para verificar na lista abaixo se o seu ve�culo est� em ordem.

Para-choques, dianteiro e traseiro
Os para-choques cumprem papel fundamental para diminui��o de danos em caso de colis�o frontal e traseira.

Luzes de posi��o dianteiras (faroletes) de cor branca ou amarela
Luzes que servem para indicar a presen�a e a largura do ve�culo. Devem ser usadas durante o dia, em caso de chuva ou neblina � embora seja recomend�vel o farol baixo ou de neblina; e � noite, com o carro parado, no embarque e desembarque de passageiros ou em opera��es de carga e descarga.

Far�is principais dianteiros de cor branca ou amarela
A luz � um fator fundamental de seguran�a para que os usu�rios do tr�nsito possam ver e serem vistos. Por�m, ela pode se tornar uma condi��o adversa se estiver em falta ou excesso. Por esse motivo os far�is principais (luz baixa e alta) devem estar em perfeitas condi��es de uso.

Lanterna de ilumina��o da placa traseira, de cor branca
A fun��o desta l�mpada � iluminar a placa identificando o ve�culo.

Lanternas de freio de cor vermelha
S�o aquelas destinadas a indicar os demais usu�rios da via que se encontram atr�s do ve�culo, que o condutor est� utilizando os freios.

Lanternas indicadoras de dire��o: dianteiras de cor �mbar e traseiras de cor �mbar ou vermelha
� a luz do ve�culo destinada a indicar aos demais usu�rios da via que o condutor tem o prop�sito de mudar de dire��o para a direita ou para a esquerda. Essa comunica��o � muito importante, pois ao saber das inten��es de outros condutores, � poss�vel prever a��es e seguramente evitar freadas bruscas, pequenas colis�es e at� mesmo grandes acidentes.

Lanternas de posi��o traseiras de cor vermelha
Luzes que servem para indicar a presen�a e a largura (na parte traseira do ve�culo), quando os far�is s�o acesos, elas tamb�m s�o acesas automaticamente.

Lanterna de marcha � r�, de cor branca
Sua fun��o � clara, alertar os outros motoristas e pedestres que o carro est� se movendo para tr�s. O fato de iluminar a traseira do ve�culo � muito �til � noite ou durante o estacionamento em garagens.

Espelhos retrovisores, interno e externo
O retrovisor � um equipamento utilizado para ampliar a visibilidade dos motoristas. Normalmente os ve�culos possuem tr�s espelhos retrovisores: o espelho central, que garante visibilidade traseira durante a condu��o e os laterais, que tem como fun��o ajudar o condutor a enxergar fora de sua vis�o perif�rica.

Lavador de para-brisa
� o equipamento que ejeta �gua no para-brisa com o objetivo de limpar o vidro do ve�culo e melhorar a visibilidade do condutor.

Limpador de para-brisas
Chovendo ou n�o, um dos itens mais importantes do carro para manter a seguran�a do motorista e dos passageiros � o limpador de para brisa. � importante manter as palhetas do limpador de para-brisas em bom estado.

Pala interna de prote��o contra o sol (para-sol) para o condutor
O uso do para-sol evita a incid�ncia direta de raios solares, por�m ele deve ser usado apenas em momentos espec�ficos de grande brilho, pois reduz o campo de vis�o.

Veloc�metro 
Informa a velocidade do ve�culo. � nele que voc� deve ficar de olho para n�o exceder o limite de velocidade das vias.

Cinto de seguran�a para todos os ocupantes do ve�culo
Estudos mostram que o cinto de seguran�a no banco da frente reduz o risco de morte em 45% e, no banco traseiro, em at� 75%.  Para usar o cinto corretamente o motorista e passageiros devem ajust�-lo firmemente ao corpo, sem deixar folgas. O cinto nunca deve passar pelo pesco�o e sim pelo ombro e meio do peito. A faixa inferior dever� ficar abaixo do abd�men (passando pelos ossos do quadril).

Tri�ngulo de sinaliza��o 
O tri�ngulo de seguran�a, ou dispositivo de sinaliza��o luminosa e refletora de emerg�ncia, � um equipamento obrigat�rio em todos os autom�veis. O item deve ser utilizado quando o ve�culo estiver impossibilitado de andar, devido � pane ou acidente. O dispositivo � fundamental para avisar aos outros motoristas que h� algu�m parado logo � frente, diminuindo assim o risco de acidente.

Chave de roda
A chave de rodas � uma ferramenta concebida para remover as porcas da roda de um ve�culo, utilizada no caso de troca de pneu furado.

Chave de fenda ou outra ferramenta apropriada para a remo��o de calotas
Como o nome j� diz, � utilizada para remover a calota do ve�culo em caso de troca de pneu furado.

Macaco, compat�vel com o peso e carga do ve�culo
O macaco � uma ferramenta utilizada para auxiliar a troca dos pneus. O instrumento ergue o ve�culo atrav�s de uma manivela, assim sustentando o carro e possibilitando a troca.

Dispositivo destinado ao controle de ru�do do motor, naqueles dotados de motor a combust�o
Os ve�culos possuem esse equipamento, pois o ru�do excessivo causa preju�zo � sa�de f�sica e mental, afetando particularmente a audi��o. A adequada manuten��o do sistema de escapamento dos ve�culos evita o aumento da emiss�o de ru�do.

Pneus que ofere�am condi��es m�nimas de seguran�a
Pneus com profundidade de sulcos menor que 1,6 mm j� s�o considerados carecas e seu uso n�o � recomendado. Sulcos s�o os frisos entre as bandas de rodagem dos pneus. Ela que indicam quando devem ser trocados. O limite pode ser observado com um indicador dentro do friso. Se esse indicador estiver na mesma altura da banda de rodagem, o ve�culo pode receber uma multa.

Roda sobressalente, compreendendo o aro e o pneu, com ou sem c�mara de ar, conforme o caso
O estepe deve estar sempre em perfeitas condi��es de uso. Uma dica importante para conservar os pneus �: ao fazer a calibragem semanal, lembrar-se de conferir se o estepe est� com a press�o e as condi��es gerais adequadas.

Freios de estacionamento e de servi�o, com comandos independentes
Pouco lembrado pela maioria dos motoristas, o freio de estacionamento, mais conhecido como freio de m�o, merece cuidado. Isso porque o equipamento perde a efici�ncia durante o uso e caso n�o esteja bem regulado, pode causar acidentes. A forma correta de us�-lo interfere diretamente em sua vida �til. A sua fun��o principal � impedir o ve�culo de se movimentar enquanto estacionado.

Buzina
A buzina deve ser utilizada, sempre em toque breve, em duas situa��es estabelecidas pelo C�digo de Tr�nsito Brasileiro: para fazer advert�ncias necess�rias, quando houver um risco � seguran�a do tr�nsito e fora das �reas urbanas, para indicar o prop�sito de ultrapassar outro ve�culo.

Veja equipamentos obrigat�rios para outros ve�culos automotores:

� Retrorrefletores (catadi�ptrico) traseiros, de cor vermelha;

� Registrador instant�neo e inalter�vel de velocidade e tempo, nos ve�culos de transporte e condu��o de escolares, nos de transporte de passageiros com mais de dez lugares e nos de carga com capacidade m�xima de tra��o superior a 19t;

� Lanternas delimitadoras e lanternas laterais nos ve�culos de carga, quando suas dimens�es assim o exigirem;

Cinto de seguran�a para a �rvore de transmiss�o em ve�culos de transporte coletivo e carga.

Fonte da not�cia: http://portaldotransito.com.br/
---------------------
ALUGUEL DE CARRO MOBILISCAR - PORTO ALEGRE, FLORIAN�POLIS, BRAS�LIA

Data de Postagem: 2017-07-20 14:44:46

Descrição: Aluguel de carro em Florian�polis, aluguel de carro em floripa, loca��o de ve�culos em Florianopolis, Santa Catarina, Alugar carro em Florian�polis, locar carro em Florian�polis, alugar carro em florian�polis, aluguel de carro em floripa, loca��o de carro em florian�polis - Aluguel de carros em Porto Alegre, aluguel de carro em POA, loca��o de ve�culos em Porto Alegre, Porto Alegre, Alugar carro em Porto Alegre, locar carro em Porto Alegre, alugar carro em porto alegre, aluguel de carro em poa, loca��o de carro em porto alegre - Aluguel de carros em Bras�lia, aluguel de carro em brasilia, loca��o de ve�culos em Bras�lia, Distrito Federal, Alugar carro em Bras�lia, locar carro em Bras�lia, alugar carro em bras�lia, aluguel de carro em brasilia, loca��o de carro em brasilia.

MOBILISCAR Aluguel de carros em Porto Alegre Ligue 0800 602 4001