10 praias em Florianópolis que atendem a todos os públicos

10 praias em Florianópolis que atendem a todos os públicos

Pelas contas oficiais, a Ilha de Santa Catarina tem 42 praias. H� quem diga que, contando direitinho, o n�mero chega a 100. Na vida real, por�m, Floripa acaba tendo duas ou tr�s praias -- que s�o as que voc� elege e volta sempre. Na temporada, fazer um beach tour � imposs�vel, por causa do tr�nsito. A melhor �poca para xeretar de praia em praia � no outono, quando o tempo fica firme e paulistas, argentinos, ga�chos e paranaenses j� voltaram para suas casas.

Esta lista cont�m 10 praias (e algumas alternativas) que atendem aos gostos de todos os p�blicos. N�o est� organizada em ordem de prefer�ncia, mas sim geogr�fica.

DANIELA
Sossegada e familiar, fica num bairro de casas de veraneio, um pouco adiante de Jurer� -- mas sem a muvuca da vizinha famosa. A faixa de areia � estreita; o canto direito tem pedras, e o esquerdo, um manguezal. O mar � calminho, bom para ir com crian�as pequenas. Avista-se o continente. Dist�ncia do centro: 25 km. Hospedagem: o bairro se caracteriza mais por casas para alugar do que por hot�is; a melhor pousada � a Pousada dos Artistas. Nas redondezas: a vizinha Praia do Forte, onde est� o forte de S�o Jos� da Ponta Grossa, tem caracter�sticas semelhantes; mas o acesso s� se d� pelo canto esquerdo de Jurer�.

JURER�
� a praia do condom�nio mais caro e desejado da ilha, Jurer� Internacional. Seu diferencial est� nos charmosos restaurantes que existem ao final das vielas de estacionamento: Go Sunset (atividades esportivas; av. das Algas, tel. 48/3216-4166), Caf� de la Musique (balada diurna e noturna; av. dos Merlins, tel. 48/3282-1325), 300 Cosmo (av. dos Salm�es, tel. 48/3364-9101), La Serena (antigo Taik�, repaginado para fam�lias; av. das Lagostas, tel. 48/3282-9714) e Donna (av. dos Pampos, tel. 48/3282-1816). No canto esquerdo da praia, com acesso controlado � areia, o Parador P12 (tel. 48/3284-8156) � um dayclub, com piscina e ambiente de azara��o (e � noite vira balada). A faixa de areia de Jurer� � estreita e o mar, calmo. Ao longo da praia h� tendas que alugam cadeiras e vendem bebidas e lanches (os restaurantes est�o pouco a pouco deixando de oferecer servi�o de praia). A �rea fora do condom�nio (todo o ter�o direito da praia) � conhecida como Jurer� Tradicional.

Dist�ncia do centro: 23 km.

Hospedagem: tem de tudo; de hot�is estruturados � la resort, como o Il Campanario e o Jurer� Beach Village, a pousadas. A mais bem posicionada � a Pousada dos Sonhos; a mais charmosa, a Pousada dos Ch�s.

Nas redondezas: rodando para a esquerda voc� chega � Praia do Forte, onde h� o Forte de S�o Jos� da Ponta Grossa. Para a direita h� uma costeira que vai a at� Canasvieiras (principal reduto argentino na ilha) e continua por Cachoeira do Bom Jesus e Ponta das Canas, todas praias de mar calminho tapadas da vis�o da estrada por predinhos, condom�nios e hot�is (os preferidos dos hermanos).

LAGOINHA
O nome oficial � "Lagoinha de Ponta das Canas", para diferenciar da Lagoinha do Leste. � uma �tima praia para levar crian�as: a faixa de areia � larga, o mar � calmo e a densidade demogr�fica � menor do que em outras praias voltadas para o norte. A orla � ocupada por constru��es baixas; o que predomina na paisagem s�o os morros e o verde.

Dist�ncia do centro: 35 km. Pegue a estrada para Canavieiras e, antes de chegar ao centrinho, siga as placas para Ponta das Canas.

Hospedagem: h� um hotel p�-na-areia, antigo por�m simp�tico, muito procurado por argentinos, o Antares Club Lagoinha. No morro do canto direito h� uma pousada de charme, a Pousada da Vigia.

Nas redondezas: as praias do caminho (Canavieiras, Cachoeira de Bom Jesus, Ponta das Canas) tamb�m t�m mar calmo, mas s�o ou apinhadas demais (Canavieiras) ou de acesso dif�cil para quem n�o est� hospedado � beira-mar (Cachoeira de Bom Jesus, Ponta das Canas).

PRAIA BRAVA
Uma baita duma pirambeira conduz a uma das melhores praias para surf da ilha. Ali ficava o primeiro bar de praia a ficar famoso em Floripa: o Kioske do Pirata (demolido em 2012). A praia � urbanizada, com muitos pr�dios de quatro andares. Dist�ncia do centro: 37 km. Pegue a estrada para Canavieiras e, antes de chegar ao centrinho, siga as placas para Ponta das Canas; a estrada termina na Brava. Hospedagem: o Brava Apart tem apartamentos de 1 e 2 dormit�rios. Nas redondezas: a Brava n�o tem liga��o direta com a pr�xima praia, Ingleses; para prosseguir o tour da ilha � preciso voltar at� Cachoeira do Bom Jesus e pegar a estrada que vai por dentro (e depois segue para o Santinho).

PRAIA MOLE
Na minha opini�o, � "a" praia de Floripa. Mesmo estando perto do centro, voc� tem a impress�o de ter ido para longe da civiliza��o: n�o h� nenhuma constru��o � vista, s� os morros recobertos de verde. O mar n�o � pr�prio para crian�as e a areia � fofa demais para caminhadas. Nos �ltimos anos, os bares do meio da praia v�m se transformando em beach lounges patrocinados por grandes empresas -- mas sem o nariz empinado de Jurer�. O canto esquerdo � o preferido da turma GLS. No ver�o -- e mesmo em fins de semana quentes e ensolarados fora de temporada -- ir e sobretudo voltar da Praia Mole envolve um supl�cio no tr�nsito (no ver�o voc� pode levar uma hora e meia at� o centrinho da Lagoa da Concei��o).

Dist�ncia do centro: 17 km, via Lagoa da Concei��o.

Hospedagem: em frente � praia, do outro lado da estrada, fica o hotel com a localiza��o mais espetacular de Floripa, o Praia Mole Eco Village, que se se estende at� a Lagoa; � uma pena, por�m, que os apartamentos e cabanas sejam t�o antigos e pobrezinhos, � la col�nia de f�rias. Para quem est� podendo, h� uma su�te no bistr� Isadora Duncan, no caminho para a Barra da Lagoa (oposto ao centro). Uma alternativa bastante simples s�o os Bangal�s da Mole. Mas a grande novidade para quem quer estar perto da Mole � o nov�ssimo Don Zepe, que tem apartamentos branquinhos e minimalistas e fica bem no centrinho da Lagoa da Concei��o (o que abrevia em 10 quil�metros o seu engarrafamento di�rio na volta da praia...)

Nas redondezas: pela estrada, a praias seguintes s�o Barra da Lagoa (urbanizada; tem uma esta��o do Projeto Tamar) e Mo�ambique (extensa e selvagem; procurada por surfistas). A p�, saindo pelo canto esquerdo da Mole, chega-se � Galheta.

GALHETA
Praia selvagem, localizada dentro de um parque estadual. O nudismo � permitido (e pouco praticado). Dependendo do swell, o pessoal do surf se muda da Mole ou de Mo�ambique para l�. No ver�o � bastante freq�entada por gays. O acesso � por uma trilhazinha de 10 minutos a partir do canto esquerdo da Mole (que por sua vez est� a pelo menos 20 minutos de caminhada do centro da praia). A vista um pouco antes de chegar � lind�ssima. Dist�ncia do centro: 17 km at� a Praia Mole, mais 30 ou 40 minutos de caminhada desde o centro da praia. Hospedagem: as op��es s�o as mesmas da Mole. Nas redondezas: leia na Praia Mole, acima.

CAMPECHE
� a continua��o da Joaquina, mas com acesso mais f�cil pelas estradas que servem o sul da ilha. A faixa de areia � larga e h� ondas. Mas onde na Joaquina existem dunas, no Campeche h� ruas e casas. Plasticamente n�o � das mais bonitas da ilha: a praia n�o tem recorte e o �nico relevo est� em frente, na Ilha do Campeche. Mas o Campeche acabou entrando na rota dos que n�o querem enfrentar o tr�nsito para o norte e o leste da ilha; por conta disso, a �rea conhecida como Point do Riozinho. O ponto de refer�ncia � a academia Wellness (siga pela Av. Pequeno Pr�ncipe e dobre � esquerda na Av. do Campeche).

Dist�ncia do centro: 15 km, saindo pela Beira-Mar Sul (mas d� para vir tamb�m pela estrada que sai da Lagoa da Concei��o, passando a ponte).

Hospedagem: as melhores pousadas do peda�o s�o a Vila Tamarindo e a Natur Campeche.

Nas redondezas: a Joaquina ainda � provavelmente a praia mais famosa da ilha -- mas, com exce��o de surfistas e excursionistas, ningu�m mais vai. Sempre lembrando: apesar de cont�guas, n�o h� estrada direta entre as duas praias; o acesso � Joaquina � pela Lagoa da Concei��o.

ILHA DO CAMPECHE
� visitada sobretudo por conta de suas trilhas ecol�gicas e inscri��es rupestres -- mas confesso que n�o cheguei a pisar na trilha. Ningu�m consegue me tirar de uma praia de areia t�o branca e �gua t�o transparente. A prainha onde aportam os barcos dos visitantes � mais que perfeita. Fa�a esse passeio no primeiro dia de sol escandaloso da sua estada na ilha.

Dist�ncia do centro: 22 km at� a praia da Arma��o; ali voc� procura a Associa��o de Pescadores (tel.: 48/3338-9470) e se encaixa num barco. No ver�o tamb�m h� passeios em botes operados a partir da praia do Campeche.

Hospedagem & Nas redondezas: leia nas praias do Campeche (acima) e Matadeiro (abaixo).

MATADEIRO
Escondida por um morro da vis�o de quem passa pela estrada, o Matadeiro � outra das praias preferidas pelos surfistas manezinhos (Guga Kuerten sempre fala de l�). Funciona como um anexo selvagem � urbanizada Arma��o, sua vizinha. Daqui sai uma das trilhas para a Lagoinha do Leste.

Dist�ncia do centro: 22 km, saindo pela Beira-Mar Sul.

Hospedagem: a Pousada P�nareia fica num peda�o ainda bastante verde da praia da Arma��o. 4 km ao norte, tamb�m � beira-mar, h� o Morro das Pedras Praia Hotel.

Nas redondezas: a praia da Arma��o fica num vilarejo pitoresco de pescadores; o canto esquerdo � desocupado. A Lagoa do Peri fica do outro lado da estrada.

LAGOINHA DO LESTE
Costuma encabe�ar todas as listas de praias mais bonitas da ilha. � totalmente selvagem e tem uma lagoinha que ora se comunica, ora n�o se comunica com o mar. Acredito nos relatos (e nas fotos, claro!), mas ainda n�o arranjei tempo pra ir. Chegar � um trampo: ou voc� vai por uma trilha �ngreme que sai um pouco antes de P�ntano do Sul (e leva 45 minutos), ou vai por uma trilha plana que sai de Matadeiro e contorna o cost�o (e leva 3 horas). Na temporada barqueiros oferecem transporte, tanto do Matadeiro quanto de P�ntano do Sul. Veja fotos da praia aqui.  Dist�ncia do centro: P�ntano do Sul est� a 32 km, saindo pela Ba�a Sul. Hospedagem: 2 km adiante de P�ntano do Sul, na praia dos A�ores, h� uma boa pousada, a Rosa dos Ventos. Nos arredores: a praia de P�ntano do Sul tem barquinhos de pescadores e o folcl�rico Bar do Arante, onde os visitantes deixam bilhetes em varais no teto.



Data de Postagem: 2017-10-16 08:02:44

Descrição: loca��o de carros - aluguel de carro - aluguel de carros - loca��o de carro - aluguel carro florianopolis - aluguel de carros em florianopolis - aluguel de carro em florianopolis - aluguel carros em florianopolis Aluguel de carro em Florian�polis, aluguel de carro em floripa, loca��o de ve�culos em Florianopolis, Santa Catarina, Alugar carro em Florian�polis, locar carro em Florian�polis, alugar carro em florian�polis, aluguel de carro em floripa, loca��o de carro em florian�polis - Aluguel de carros em Porto Alegre, aluguel de carro em POA, loca��o de ve�culos em Porto Alegre, Porto Alegre, Alugar carro em Porto Alegre, locar carro em Porto Alegre, alugar carro em porto alegre, aluguel de carro em poa, loca��o de carro em porto alegre - Aluguel de carros em Bras�lia, aluguel de carro em brasilia, loca��o de ve�culos em Bras�lia, Distrito Federal, Alugar carro em Bras�lia, locar carro em Bras�lia, alugar carro em bras�lia, aluguel de carro em brasilia, loca��o de carro em brasilia.

MOBILISCAR Aluguel de carros em Porto Alegre Ligue 0800 602 4001