Óleo sintéico ou semissintético: qual a diferença?

Óleo sintéico ou semissintético: qual a diferença?

T�o importante quanto ficar de olho no per�odo certo para trocar o lubrificante do carro do cliente � saber qual o �leo correto para o mesmo. Utilizar o lubrificante com as especifica��es adequadas, aumenta a durabilidade do motor e diminui o consumo do combust�vel.

O lubrificante � composto por �leos b�sicos e aditivos. Dentre suas principais fun��es, ele deve evitar o contato entre as superf�cies met�licas, refrigerar e manter o motor limpo, independentemente de ser mineral, sint�tico ou semissint�tico.

Nesse artigo, vamos mostrar as diferen�as entre os sint�ticos e semissint�ticos para que voc� consiga explicar rapidamente aos seus clientes por que usar um e n�o o outro. Confira!

�leo sint�tico
O �leo lubrificante sint�tico � produzido por meio da manipula��o do petr�leo e de componentes qu�micos em laborat�rio. � um processo que passa por v�rios testes e modifica��es at� que se atinja o resultado final esperado.

Por exemplo: se a ideia � criar um �leo que seja mais resistente que os anteriores, o laborat�rio faz diversos estudos e tentativas, colocando novos aditivos at� que o objetivo seja alcan�ado.

E � justamente essa possibilidade de manipula��o e desenvolvimento constante que torna o lubrificante sint�tico a op��o mais completa do mercado. Em rela��o � durabilidade, os lubrificantes sint�ticos possuem composi��o qu�mica mais uniforme e est�vel de maior pureza, o que resulta, dentre outra propriedades, na maior resist�ncia � oxida��o (envelhecimento).

Os principais benef�cios s�o:
  • Lubrifica mais;
  • Dura mais;
  • Impede forma��o de borra;
  • Resist�ncia � oxida��o.

�leo semissint�tico
O lubrificante semissint�tico s�o elaborados pela mistura de �leos b�sicos minerais e sint�ticos em propor��o m�nima definida, buscando reunir as melhores propriedades de cada tipo. Esse tipo de produ��o garante que o �leo tenha performance superior a dos lubrificantes de minerais.
  • Pre�o intermedi�rio;
  • Boa durabilidade.

Qual a melhor op��o?
Quem tem essa resposta � o Manual do Propriet�rio de cada ve�culo. Por mais que o �leo sint�tico seja mais desenvolvido em termos de rendimento, existem propriedades espec�ficas de cada tipo de �leo � como os aditivos, por exemplo � que respondem melhor de acordo com cada motor. Ent�o, existem carros que funcionam melhor com �leos semissint�ticos de determinado viscosidade do que com �leos sint�ticos.

Portanto, tente sempre seguir � risca o manual do carro para garantir um bom funcionamento pelo maior tempo poss�vel. Assim, o seu cliente ficar� muito satisfeito.


Data de Postagem: 2018-01-23 11:57:17

Aluguel de Carros Mobiliscar - Ligue Grátis 0800 602 4001